Sabia que...

o Mirtilo (Vaccinium myrtillus) é uma baga de cor azul arroxeada coberta por uma cera denominada pruína, que cresce num arbusto da família da Ericáceas, do género Vaccinium? Estes arbustos podem alcançar 1 a 1,5m de altura e dão-se em climas onde os Invernos são mais rigorosos, necessitando de uma média de 700 a 1000 horas anuais de temperaturas entre os 0 e os 7 °C.
As bagas de mirtilo são bastantante nutritivas e saborosas, sendo ricas em diversas vitaminas e outros nutrientes que as tornam um antioxidante por excelência. O mirtilo é mesmo considerado o rei dos antioxidantes ocupando um lugar do topo dos alimentos com  com maior teor de propriedades antioxidantes. Estas propriedades neutralizam os radicais livres e combatem doenças degenerativas e, segundo vários estudos internacionais, estimula o funcionamento da memória e contribui para uma redução efectiva do colesterol, sendo por isso também considerado o fruto da juventude.
Devido às suas propriedades o mirtilo é utilizado em inúmeras situações, tanto para fins medicinais como culinários.

...e que...

a Framboesa (Rubus idaeus) é o fruto da framboeseira, sendo frequentemente confundida com a amora-silvestre (Morus sp), fruto da silva? É um fruto oco e o seu cultivo é mais delicado que o da amora-silvestre, necessitando que a framboeseira seja submetida a pelo menos 700 horas por ano a temperaturas entre os 0 e os 7 °C.
Com sabor suave e adocicado, a framboesa é rica em Vitamina C, e oferece um cocktail muito saudável de vitaminas e minerais, sendo por isso também muito utilizado para diversas finalidades medicinais e culinárias.